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Confira as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa

Alcançar resultados satisfatórios nas mídias sociais sem uma boa estratégia de maketing, é quase que impossível! Não perca mais tempo e saiba como criar a sua!




Hoje em dia, não é segredo que as redes sociais se tornaram um importante canal de comunicação e vendas para as pequenas e médias empresas (PME). No entanto, isso só acontece quando você usa uma estratégia de marketing digital consistente, levando em consideração seu público, seus objetivos e as tendências atuais das redes que você está presente.

Para se ter uma ideia, mais de 74% dos consumidores brasileiros já utilizaram as redes sociais para comprar produtos ou serviços. Ao procurar informações sobre a compra de produtos, a lacuna entre os mecanismos de pesquisa como o Google e as plataformas sociais está cada vez menor.


Uma pesquisa realizada em 2020 já apontava as redes sociais como a principal fonte de jovens entre 16 a 24 anos.

Quer desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua empresa e atrair consumidores mais conectados? Portanto, siga as dicas deste artigo preparado para você!



A importância de seguir uma estratégia de marketing digital


Você sabia que mais de 50% das empresas brasileiras têm dificuldade em definir estratégias de marketing digital?


Bem, a verdade é que muitas pessoas criaram a ilusão de que um perfil com fotos fofas e milhares de fãs é suficiente para fazer sucesso online, mas não é o caso, você encontrará a resposta ao longo do texto.


As estratégias de marketing digital são úteis de várias maneiras, confira a seguir.



Uma estratégia de marketing digital aponta a direção


Acredite ou não, é fácil se perder nas redes sociais existentes. Pare e pense nas plataformas que você conhece e pode ter instalado no seu smartphone:

  • Facebook

  • LinkedIn

  • Pinterest

  • Youtube

  • Intagram

  • TikTok

  • Twitter

... Xiiii ... Essa é uma longa lista! Imagine criar conteúdo para cada um deles, interagir com os fãs, investir em publicidade e até medir o que funciona e o que precisa ser mudado! A menos que você tenha uma equipe de marketing digital, isso é impossível.



Uma estratégia de marketing digital ajuda a desenvolver uma proposta de valor


O mercado online é muito competitivo. Para ter sucesso, você precisa se diferenciar e se destacar na multidão. Somente uma estratégia de marketing digital bem pensada pode ajudá-lo com isso.


Você entenderá melhor seus clientes e isso te colocará à frente da concorrência sem que você precise entrar em uma batalha por preços cada vez mais baixos.



Uma estratégia de marketing digital evita desperdício de tempo e recursos


Ferramentas de agendamento de postagens, de criação de artes, edição de vídeos... Já parou para pensar na quantidade de recursos que você vai precisar ou, pior, pode sair contratando e nem chegar a usar?


Como criar uma estratégia de marketing digital que funciona?

Pode ir se preparando que não existe receita de bolo... Não dá para pensar em estratégia de marketing digital sem que você estude bem o seu negócio, o seu mercado e o seu cliente. Então, anota já o que você precisa começar a fazer:



1. Defina os seus objetivos

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Criar uma estratégia de marketing digital é como qualquer outro tipo de planejamento de negócios - você precisa ter em mente os objetivos finais. Isso inclui decidir exatamente o que você deseja obter com o trabalho que está realizando.


Quaisquer que sejam seus objetivos, eles precisam ser relevantes e realistas para o seu negócio. Por exemplo, almejar um milhão de seguidores no Instagram em um ano é uma meta bem difícil de atingir.


Além disso, quando se trata de redes sociais, o número de seguidores costuma ser menos importante do que o tipo de seguidor que você ganha. Qualidade em vez de quantidade é o caminho mais rápido para impulsionar um envolvimento significativo.




2. Conheça o seu potencial cliente

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Uma boa estratégia de marketing digital deve se concentrar nas pessoas que estão interessadas no que você oferece. O público a ser perseguido nas redes sociais é o mesmo que você segmenta em outras campanhas de marketing.


Ao criar um plano de marketing para sua empresa, você pode ter trabalhado em perfis de clientes ideais. Seu cliente ideal é uma versão fictícia de uma pessoa que compraria seu produto ou serviço.


Identifique o seu cliente ideal respondendo às seguintes perguntas:

  • Quantos anos ele tem?

  • Onde é que ele vive?

  • Que trabalho ele tem?

  • Qual é a sua renda?

  • Quais são seus interesses?

  • Quais canais de mídia social eles usam?

E é exatamente aí que chegamos ao próximo ponto da sua estratégia: quais canais usar?



3. A escolha os canais certos

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Com taxas de usuários na casa das centenas de milhões (ou bilhões no caso do Facebook e Instagram), há uma boa chance de seu público usar uma ou mais redes sociais.

Descubra onde o seu público está antes de sair criando perfis em todas as plataformas. Algumas redes são bem específicas e podem ter uma audiência mais indicada para o seu negócio.


O LinkedIn, por exemplo, tem uma pegada mais corporativa, então, é ideal para negócios B2B. O Instagram é uma rede bem visual, então, produtos e serviços com esse apelo são bem-vindos como beleza, comida, fotografia, moda. Fique atento a estes detalhes!



4. Faça uma análise dos seus concorrentes

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Você sabe como anda a presença online dos seus concorrentes? Fazer essa análise é muito importante para o desenvolvimento de sua empresa:

  • conhecendo as plataformas que seus concorrentes mais usam, você saberá quais canais são mais interessantes para o seu segmento; e

  • o conteúdo deles pode ajudar a influenciar suas próprias ideias, além de permitir encontrar brechas que eles não estejam explorando.

O objetivo aqui não é olhar para a estratégia de marketing digital de um concorrente e copiá-la. Em vez disso, é para ver quais tipos de conteúdo funcionam e quais dão errado. Isso ajuda você a entender seus pontos fortes e fracos e o que os consumidores esperam.


Vamos te dar um exemplo, ao pesquisar um concorrente, você pode descobrir que ele tem um bom desempenho no Instagram, mas não tão bom no Facebook, apesar de o Facebook ser popular com seu mercado-alvo. Você pode então colocar mais foco no Facebook para capturar o público que eles estão perdendo.


Durante sua pesquisa, você também pode descobrir que as postagens de vídeo de concorrentes têm um desempenho melhor do que o texto simples. Portanto, pode fazer sentido se concentrar mais no primeiro formato.


Agora que você já sabe o básico de que precisa, podemos passar para as melhores estratégias que você deve usar.



5 estratégias de marketing digital para usar na sua empresa


Se você fizer uma ou todas as ações a seguir, será quase impossível errar o alvo nas redes sociais. Aqui estão as 5 melhores estratégias que o ajudarão a ganhar mais seguidores, aumentar o engajamento e obter mais vendas.


1. Eduque seu público


Independentemente de quais são seus objetivos, educar seu público é sempre um caminho inteligente a seguir. Se você fornecer informações valiosas ou conselhos práticos, as pessoas vão considerá-lo uma autoridade e, com o tempo, poderão se tornar clientes fiéis.


Você pode educar seus seguidores diretamente nas redes sociais ou usando suas contas para direcioná-los a recursos educacionais, como postagens em blogs e webinars, por exemplo.


2. Produza diversos tipos de conteúdo


Não fique só nas fotos bonitas no feed. Nas plataformas de mídia social mais populares, você pode postar outras formas de conteúdo, incluindo postagens de blog, infográficos, tópicos e vídeos.


Entenda que produzir o mesmo tipo de conteúdo infinitamente pode entediar o seu público. Por outro lado, seu público-alvo pode não responder com tanto entusiasmo a um tipo de conteúdo quanto a outro.


Então, quebre a monotonia criando e compartilhando vários tipos de conteúdo. Você aprenderá muito sobre o que seu público deseja e será capaz de mantê-los engajados por um período mais longo.


3. Busque parcerias com microinfluenciadores


A parceria com influenciadores respeitados e bem relacionados é uma ideia inteligente por vários motivos. Além de dar mais credibilidade, pode aumentar significativamente o alcance do seu marketing.


Com isso em mente, muitas empresas estabeleceram parcerias com influenciadores que têm centenas de milhares ou até milhões de seguidores. Embora possa parecer uma maneira rápida de colocar sua empresa na frente de muitos olhos, a parceria com microinfluenciadores é a melhor opção em muitos casos. Por quê?


Embora tenham seguidores menores - 1K a 100K - o público de microinfluenciadores é mais engajado e conectado. Portanto, as pessoas com as quais você se conecta como resultado de suas parcerias têm mais probabilidade de serem seus clientes ideais e estão mais dispostas a se envolver com você.


4. Estimule defensores da marca


Os clientes fiéis estão a apenas um passo de serem defensores da marca, também conhecidos como pessoas que falam da sua empresa em todos os lugares.


Além de aumentar o reconhecimento de seu negócio, eles fornecem uma prova social valiosa, ajudando você a construir confiança com clientes em potencial mais rápido do que faria de outra forma.


A mídia social é uma ferramenta excelente quando nas mãos de defensores da marca motivados. Mas, é claro, cabe a você estimular essa motivação. Você pode tentar:

  • pedir avaliações em redes sociais como o Facebook ou mesmo no Google;

  • entrevistar clientes satisfeitos e compartilhar suas histórias nas redes sociais;

  • incentivar as pessoas a compartilharem conteúdo gerado com base em sua experiência positiva com sua empresa;

  • realizar concursos, dar brindes e oferecer incentivos que motivem as pessoas a divulgar o seu negócio nas redes sociais.


5. Seja mais humano


As pessoas sempre odiaram um marketing impessoal e falso. De agora em diante, o marketing humano e empático é mais importante do que nunca.


Portanto, responda aos comentários, personalize as experiências que você oferece ao seu público e incentive o conteúdo gerado pelo usuário.


Melhor ainda, coloque rostos, vozes e nomes nos membros de sua equipe e vincule sua estratégia geral de marketing de mídia social à história, missão e visão de sua marca.


Texto adaptado de Company Hero