Buscar

Descuba como surgiu o coworking

O coworking é um formato de trabalho que surgiu o ano de 2005, em São Francisco nos Estados Unidos, quando o empresário Brad Neuberg passou a alugar espaço de trabalho para demais profissionais da região.


Saiba como surgiu o coworking - Muvers Coworking Indaiatuba

Como tudo começou?

O coworking foi criado em 2005, por Brad Neuberg. Brand trabalhava em uma startup chamada Rojo e estava descontente com a sua experiência profissional. Além de atuar na Rojo, Neuberg trabalhava viajando e fazendo consultorias, devido a isso, ansiava por algo que pudesse proporcionar mais liberdade, independência e, ao mesmo tempo, uma estrutura comunitária, a partir do trabalho em conjunto com outros profissionais.

Brad Neuberg - Criador do primeiro Coworking (Muvers Coworking)

Para solucionar o problema, ele começou a trabalhar em projetos independentes e, ao mesmo tempo, criou um novo espaço com a estrutura que ele buscava. Na época, atribuiu o nome de coworking, conceito que cresceria nos próximos anos e que rapidamente seria aderido pelas pessoas.


O primeiro espaço de coworking

O coletivo feminista Spiral Muse, onde foi localizado o primeiro espaço de coworking. - Muvers Coworking

O primeiro coworking do mundo, então, foi fundado em São Francisco (USA), em um local denominado Spiral Muse. Ele alugou o espaço, que era a sede de um coletivo feminista, o valor cobrado na época era de US$ 300/mês por dois dias na semana. Na época, ele estava muito falido e foi seu pai quem o ajudou a pagar os U$300/mês.


👉 Coworking, salas privativas e escritório virtual em Indaiatuba-SP. Clique aqui.


O primeiro mês de coworking foi um desastre!

De forma ingênua, ele acreditou que diversas pessoas se interessariam pelo conceito, mas, depois de um mês sem nenhuma procura, percebeu que teria que ter uma postura mais ativa para encontrar novos membros. Foi então que ele começou a distribuir panfletos e cartões e ir até cafés e conversar com as pessoas sobre a ideia.


Lentamente, as pessoas aderiram a ideia e foram conhecendo o local. Seu primeiro colega de trabalho no coworking foi Ray Baxter, atleta e desenvolvedor de startups.



Tá, mas o que ajudou o coworking crescer?

Ele conta que houveram três pontos importantes no crescimento do coworking.


1) A primeira foi que muitas pessoas foram até o espaço apenas para conhecer e ver o que estava acontecendo, porém não conseguiam fazer parte da comunidade por diversos motivos. Foi então que Neuberg incentivava as pessoas a replicarem a ideia do coworking em outras regiões e cidades.

2) Chris Messina e Tara Hunt, foram duas mulheres que ajudaram a criar uma grande comunidade online usando o Coworking Wiki e Google Groups List e aos poucos foram conscientizando as pessoas sobre a adesão ao coworking.

3) Depois de mais ou menos um ano, o espaço de coworking Spiral Muse foi fechado e surgiu um segundo espaço que poderia acomodar mais pessoas, chamado Hat Factory.


Brad foi responsável por criar, oficialmente, o conceito do coworking. Entretanto, ideias similares já existiam e provavelmente o inspiraram. Ainda em 1995, por exemplo, existia em Berlim um espaço hacker denominado C-base, sendo os espaços hackers considerados hoje como uma das principais influências para esse tipo de ambiente.


Coworking 42 West 24 - New York USA

Posteriormente, em 1992, foi fundado um espaço chamado 42 West 24, que chegou à cidade de Nova York e, nele, existiam mesas para equipes e indivíduos trabalharem. Mas, pode-se considerar que o início oficial, desse tipo de comunidade, foi o ano de 2005.


Posteriormente ao espaço de Brad, foi aberto, em 2006, o primeiro espaço coworking em Nova York, o Brooklyn Coworking. Três anos mais tarde, houve a Global Coworking Unconference Conference, que se estabeleceu enquanto a autoridade para a indústria coworking. Tal indústria, por sua vez, pôde se expandir rapidamente e, já em 2012, registravam mais de 2000 espaços ao redor do mundo.

Espaço de Coworking em Indaiatuba - Muvers Coworking

Anos se passaram, e hoje a Muvers tem muito orgulho de fazer parte dessa história.


Caso você ou sua empresa seja de Indaiatuba-SP, venha fazer história conosco!


👉 Falar com a Muvers