Buscar

E-commerce: optar por coworking ou trabalhar em casa?

Neste artigo veremos alguns pontos que auxiliarão na tomada de decisão entre trabalhar em casa ou no coworking.



Introdução

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.


Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23 para 34,5%. Deste total, metade corresponde a empreendedores novos – com menos de três anos e meio de atividade – e a outra metade aos donos de negócios estabelecidos há mais tempo.


Para grande parte desses empreendedores, principalmente os que trabalham com varejo, a internet tem se mostrado ano após ano como uma ferramenta poderosa para impulsionar seus negócios.


O que é E-commerce?

Uma das principais tendências é a migração das relações de compra e venda para sites no meio digital. Uma das formas mais comuns para essa migração é o e-commerce.


E-commerce é a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial (compra e venda) feita através da internet com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

Porém, ao iniciar os trâmites para abertura do e-commerce, muitas pessoas se deparam com a dúvida entre trabalhar de casa, alugar o próprio escritório ou fazer parte de um coworking. Pensando em esclarecer melhor essa dúvida, criamos este artigo.


E-commerce e o uso de espaços

A grande razão pelos e-commerces terem se tornado uma tendência é o fato de não ser necessário uma loja física e demais custos envolvidos para iniciar a comercialização de um produto. Mas isso é diferente de precisar de um espaço físico para trabalhar.


Vender no meio online vai além de manter um site no ar, essa modalidade de venda poderá trazer desafios diversos na sua rotina. Ter a possibilidade de um espaço dedicado ao trabalho é primordial.


Espaço físico para uma solução digital

Você precisa ter um local para executar as tarefas e obrigações cotidianas, além de fazer seu negócio funcionar. Vale destacar também a área de estoque, que será necessária caso venda produtos próprios.


Alugar um imóvel próprio para ser a sede de sua empresa online é sempre uma opção, mas vale lembrar que, nesse caso, os custos fixos com o qual terá de lidar serão semelhantes caso tivesse uma loja física.


Para fugir dessa armadilha e garantir a capacidade financeira, especialmente no início, existem duas alternativas com a qual pode contar:

  • Trabalhar em casa (Home office)

  • Utilizar o espaço de um coworking

Confira logo abaixo as vantagens que separamos para cada uma dessas opções.


Vantagens de ter seu e-commerce em coworking

Um coworking possui diversos benefícios para seu e-commerce. Confira abaixo alguns dos seus principais benefícios!


1. Maior Credibilidade

Afinal quem compra online pesquisa! Procura o CNPJ, Endereço, informações sobre o produto ou serviço e até mesmo comentários de outros compradores.


Já imaginou um cliente procurar o seu CNPJ e não encontrar? Ou o Endereço da sua empresa estar em Apartamento ? será que ele vai confiar em sua marca?


O coworking além de oferecer o espaço físico, ele oferece o serviço de Escritório Virtual para sua empresa, proporcionando maior credibilidade para você divulgar online e ser um ponto de contato com o seu cliente, podendo utilizar o serviço de recepção, sala de reunião ou ter uma sala privativa.


2. Aumento da produtividade

O ambiente domiciliar é um local cheio de distrações, afinal, quando trabalhamos no nosso lar, podemos ficar tentados a brincar com o pet, resolver pendências pessoais, a família pode não entender o ambiente familiar e interromper momentos de concentração enquanto você trabalha. Já no coworking, esse cenário é deixado de lado e você passa a focar nas suas atividades, sem a tentação de fazer demais atividades ou interrupções presentes em seu lar.


Além do mais, o coworking proporciona um ambiente adequado para seu dia a dia empresarial, local silencioso para você realizar ligações, espaço de trabalho adequado e a presença de demais colaboradores lhe ajudarão a manter o foco no que é importante. Ah, e falando em pessoas...


3. Mais networking para seu e-commerce

Os espaços de coworking contam com profissionais das áreas mais diversas e isso pode resultar em mais interação com pessoas que tenham experiências complementares às suas.


Profissionais como consultores, contadores, advogados e até mesmo empresas de Marketing Digital, que é o caso do e-commerce, podem se beneficiar dos contatos obtidos em coworkings, desde proporcionar maior visibilidade ao seu negócio para obter novos clientes, até encontrar profissionais para um determinado projeto.


4. Flexibilidade para mudar

Outra vantangem do coworking, é o fato de não precisar ter um "vínculo" permanente com o local, podendo utilizar apenas quando for necessário. Você tem um escritório profissional à sua disposição apenas para os momentos essenciais.


Assim, empresas que precisam se reunir com seus leads e clientes passam a contar com a estrutura oferecida pelo coworking. O bacana, é que se for necessário viajar para se reunir, é possível contar com a estrutura oferecida pelos coworkings de demais cidades, não ficando restrito à utilizar apenas o espaço da sua empresa.


5. Mais facilidade no dia a dia

A facilidade no dia a dia que um coworking oferece aos e-commerces é algo de extrema importância. Afinal, se for necessário manutenção no banheiro, a equipe responsável pela infraestrutura do coworking buscará a solução para o problema.

Você não terá que se preocupar com faxina, limpeza ou qualquer outro tipo de questão que envolve a infraestrutura do local porque isso fica por conta dos administradores do espaço de coworking.

Todos esses fatores ajudam a fazer com que o foco do e-commerce não seja desviado para assuntos rotineiros ou que exijam uma energia ou gastos extras. Você pode focar totalmente no seu projeto e deixar que o coworking se responsabilize por todas as questões administrativas e estruturais.


Espaço de coworking da Muvers

Muvers Coworking (foto tirada antes da pandemia)

A Muvers fica sediada na cidade de Indaiatuba-SP e sua estrutura conta com salas privativas, mesas compartilhadas e salas de reuniões. Nossos clientes tem acesso aos serviços de gerenciamento de correspondências, atendimento telefônico e impressões, além de contar com os benefícios de Gympass, Kangu, Mercado Livre, Ifood, Banco PJ e muito mais!




Vantagens de trabalhar em casa

Assim como o coworking tem suas vantagens, o trabalho em casa também conta com alguns benefícios. Confira!


1. Maior comodidade e conforto

O trabalho em casa, por diversos motivos pode ser sem dúvidas, mais confortável.


O primeiro ponto é a liberdade para se vestir, não sendo necessário respeitar nenhum dress code, basta ficar como se sentir mais confortável.


Além disso, você pode trabalhar no sofá, na mesa da sala ou até mesmo na cama se estiver se sentindo um pouco mais gripado nesse dia.


Quando trabalhamos de casa, ganhamos tempo extra para descansar um pouco mais ou incluir outra atividade antes do início do expediente, uma vez que o tempo gasto com o deslocamento é eliminado, proporcionando mais conforto na rotina.


2. Flexibilidade com outros afazeres

Outro benefício do home office é a flexibilidade para cuidar de determinados afazeres.

Precisa fazer o almoço? Está tudo bem, dá para conciliar com o trabalho. De tarde precisa buscar as crianças no colégio? Sem problemas, vai ser coisa rápida.


3. Refeições mais saudáveis

A rotina de trabalho em casa, de certa forma ajuda as pessoas a levarem uma vida mais saudável. Quando estamos no coworking ou na empresa, é comum sairmos para almoçarmos em restaurantes próximos ou acabar comendo fast food todos os dias.


Porém, quando estamos em casa, sobra tempo para fazer uma refeição mais saudável, cozinhar a própria comida e levar a vida em um ritmo menos acelerado.


4. Redução de custos

Por fim, trabalhar em casa pode ser mais econômico. Sim, sua conta de luz virá um pouco mais alta que o normal, mas você não gastará com transporte, comida na rua e tantos outros custos que o coworking ou o trabalho na empresa geram.


E aí, conseguiu decidir se para você é melhor trabalhar em casa ou no coworking?