top of page
Buscar

Conheça 5 benefícios da desmobilização de empresas

A desmobilização de empresas é um assunto que deve ser levado em consideração, principalmente se sua empresa precisa otimizar e reduzir custos fixos.


Desmobilização de empresas: entenda o que é e conheça 5 principais benefícios

Trabalhe em casa ou onde quiser! -Embora esse tema tenha sido amplamente discutido em 2020 devido à pandemia, ainda é uma realidade nova no cenário nacional. O fato é que muitos empresários ainda têm dúvidas e não conseguem medir se isso é eficaz e lucrativo para seus negócios.


Existe um conceito chamado Remote First, o qual traduzido ao pé da letra quer dizer “remoto em primeiro lugar”.


Na atual situação que as pessoas tem vivido, muitas delas passaram a trabalhar de casa, então empresas de todos os portes devem desenvolver práticas que visem otimizar o trabalho remoto, mesmo que apenas parte da empresa esteja fora do escritório.


Pensando nisso, a desmobilização de empresas é uma questão que deve ser considerada, principalmente se você ou seu cliente deseja otimizar e reduzir custos fixos.


Entendendo o conceito de

desmobilização de empresas

Devido ao isolamento social global, reajustar espaços, otimizar investimentos e reduzir custos fixos são itens básicos que os pequenos e médios empreendedores precisam reavaliar. O itens citados sintetizam o conceito de desmobilização, que se baseia na mobilidade de capitalização dos recursos da empresa.


Imagine que antes você tinha 10 funcionários trabalhando presencialmente em sua empresa. Isso gera aluguéis, condomínio, IPTU, atendimento, custos telefônicos, energia, e diversos outros gasto... Unindo o conceito de trabalho remoto, remote first ou até mesmo um modelo híbrido de trabalho, empresários passam a realocar esses gastos de custos fixos e reduzi-los significativamente, com opções de endereço virtual e aluguel de salas sob demanda, por exemplo. Tudo isso de uma forma simplificada, ágil e com a opção de você ter um endereço fiscal ou comercial em locais que por si só podem ser uma grande vantagem para o marketing da sua empresa.

Resumindo: o conceito de desmobilização de empresas nada mais é do que readequar o seu espaço físico, reduzindo, reutilizando ou até mesmo não utilizando ele.

Agora que você já conhece mais sobre os conceitos de remote first e desmobilização de empresas, vamos para a prática. Confira abaixo 5 principais benefícios da desmobilização de empresas:

01) Flexibilidade no mundo do trabalho


A flexibilização do trabalho é uma realidade que foi acelerada pela pandemia. Você consegue se lembrar de como era o seu dia a dia antes da pandemia com o estilo de trabalho tradicional? É inevitável que o trabalho de casa trouxe benefícios individuais e coletivos e incentivou a desmobilização de muitas empresas. A flexibilização do trabalho e a digitalização que a tecnologia proporciona abrange esferas ainda maiores no que diz respeito aos seus benefícios. Hoje já é possível abrir uma empresa do zero, de forma totalmente remota e digital e fazer negócios de qualquer lugar do planeta. Não estamos falando apenas em comprar um produto em um e-commerce. É possível atender clientes e prestar serviços de onde você estiver. As oportunidades que o conceito remote first traz são imensas.

2) Mobilidade urbana


Com a diminuição dos carros nas ruas a mobilidade urbana melhora muito. Menos trânsito, menos stress, menos riscos de acidentes, menos consumo de combustível e mais qualidade de vida para todos. É bom para quem precisa se locomover com mais agilidade pelas cidades e é bom para o Planeta! Podemos observar, principalmente nas grandes cidades, a melhora significativa na qualidade do ar durante a pandemia: a diminuição de carros nas ruas, de vôos e a redução da atividade industrial colaboram com essa melhora na qualidade do ar. Ainda sobre a questão da mobilidade, em dados preliminares de uma pesquisa realizada, as perspectivas para o futuro do trabalho já estão mudando profundamente. A pesquisa perguntou às pessoas como elas se sentiam em relação a sua produtividade. Quatro das cinco capitais brasileiras participantes alegaram um aumento na produtividade. Além disso, os moradores das cinco capitais brasileiras responderam que o maior benefício do trabalho remoto é não precisar se deslocar para exercer a sua função.

3) Eliminar gastos com distrações


Sem todas as distrações que enfrentamos durante um dia fora de casa a renda mensal rende. Sabe aquele docinho na conveniência, um cafézinho fora do escritório ou qualquer outro cacareco que pareça interessante para distrair da rotina? Eles se tornam totalmente dispensáveis quando a gente está trabalhando de casa ou qualquer outro lugar. A economia vai além do nível individual e atinge as empresas através da oportunidade da desmobilização.

4) Avanços tecnológicos e a desburocratização

Toda crise gera avanços. Ufa! Ainda bem que mudanças na história, mesmo que drásticas, proporcionam aprendizado e crescimento. No caso da flexibilidade no mundo do trabalho que a desmobilização das empresas proporcionou também gerou um avanço tecnológico em muitos segmentos e níveis. Hoje já é possível realizar tantas coisas de forma 100% digital como: vender pelas redes sociais, assinar contratos de forma digital e até mesmo abrir uma empresa do zero sem sair de casa, de forma totalmente remota e sem burocracias. Pensar que há 10 anos um cenário como esse era totalmente inconcebível.

5) Redução de custos fixos




Com a desburocratização os pequenos empreendedores de diversos segmentos ganham espaço e recursos para fazerem o seu negócio girar. O escritório virtual, por exemplo, é um serviço que ajuda as pequenas e médias empresas a se adaptarem ao estilo de trabalho remoto de forma econômica. Hoje já é possível de forma legalizada ter seu CNPJ sem ser necessário alugar um endereço comercial, tudo através de um endereço virtual. Mas para aqueles segmentos de negócio que ainda não se sentem confortáveis em seguir um modelo 100% remoto, é possível experimentar o modelo híbrido e o escritório virtual também ajudam esses empresários porque é possível alugar sob demanda salas de reuniões, por exemplo. Ao optar por um escritório virtual é possível reduzir e eliminar custos como:

Aluguel

  • IPTU

  • Recepção e telefonia

  • Condomínio

  • Limpeza

  • Água e Luz

  • Manutenção

  • Internet


Ficou interessado em saber mais fale conosco!
Vai ser um prazer para nós ajudar a sua empresa!




texto adaptado : Companyhero.

bottom of page